Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

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Mensagem  Coordenação em Sex Nov 26, 2010 7:27 pm

Observe a charge (página 23, atividade 3) presente no material didático da disciplina "Sociolínguísica e Diversidade Cultural e , responda as seguintes questões:

Que grupo social é retratado em cada um dos quadrinhos?
Qual o tipo de variedade linguistica é utilizado por eles?
Quais as palavras que fogem ao padrão culto e formal da língua?
Quais as caracteristicas desses grupos?

Levando em conta o balão musical da parte superior dos quadrinhos e o modo como falam e, considerando os conhecimentos adiquiridos na disciplina sobre a sociolínguistica responda a seguinte pergunta: o que aproxima esses grupos, apesar das diferenças entre eles?
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Forum SOCIOLINGUISTICA E DIVERSIDADE CULTURAL

Mensagem  Elizabeth Sousa em Ter Nov 30, 2010 8:28 pm

[quote="Coordenação"]Observe a charge (página 23, atividade 3) presente no material didático da disciplina "Sociolínguísica e Diversidade Cultural e , responda as seguintes questões:

Que grupo social é retratado em cada um dos quadrinhos? R= 1 QUADRO= ADOLESCENTE. 2 QUADRO=pessoas adultas . 3 QUADRO= SKATISTA
Qual o tipo de variedade linguistica é utilizado por eles? R= NORMA POPULAR, diatopicas.
Quais as palavras que fogem ao padrão culto e formal da língua? R= BANDA ANIMAL, MINAS LEGAIS, MANOS,PERAI.
Quais as caracteristicas desses grupos? R= ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E CULTURAIS DIFERENTES. No 1 quadro é uma linguagem que abrange o grupo adolescente.

Levando em conta o balão musical da parte superior dos quadrinhos e o modo como falam e, considerando os conhecimentos adiquiridos na disciplina sobre a sociolínguistica faça um texto dissertativo respondendo a seguinte pergunta: o que aproxima esses grupos, apesar das diferenças entre eles?
R= A LINGUAGEM USADA NA MUSICA.


RESPOSTA DA PROFESSORA: CARÍSSMA ALUNA, A MAIORIA DE SUAS RESPOSTAS ESTÃO CERTAS. PORÉM, NA PRIMEIRA QUESTÃO, ESPECIALMENTE O 2º QUADRO, TEMOS UM GRUPO DE ADULTOS COMO VOCÊ RESPONDEU, SÓ QUE CARENTES.
NA SEGUNDA PERGUNTA VOCÊ RESPONDEU O TIPO DE LINGUAGEM FALADA POR ESSES GRUPOS, QUE ESTÁ CORRETO, MAS NÃO IDENTIFICOU COM PRECISÃO O TIPO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA USADA POR ELES QUE É A DIASTRÁTICA, QUE OCORRE EM DIFERENTES GRUPOS DA SOCIEDADE.
NA 4ª QUESTÃO ERA NECESSÁRIO DESENVOLVER MAIS SUA RESPOSTA IDENTIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO SOCIAL.
ESSAS QUESTÕES DO FÓRUM VALEM NO TOTAL 3,0 PONTOS. VOCÊ TIROU A PONTUAÇÃO DE 2,0 PONTOS.

ATENCIOSAMENTE

FABIANA GALINDO
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Última edição por Elizabeth Sousa em Qui Dez 09, 2010 4:44 am, editado 1 vez(es)

Elizabeth Sousa

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Mensagem  Ana Sousa em Sex Dez 03, 2010 5:14 am

questão 3
RESPOSTAS:
3.1-O primeiro quadrinho retrata uma adolescente, o segundo mostra homens bomba e o terceiro garotos skatistas.
3.2-Todos os grupos utilizam a norma popular.
3.3-Banda animal, minas legais, manos, vamos nessa, peraí.
3.4-Sua maneira peculiar de vestir-se, de falar, sua cultura e ideologias.

TEXTO DISSERTATIVO
Apesar das diferenças ideológicas,culturais e de idade existentes entre os grupos, eles aproximam-se por ouvirem o mesmo tipo de música, sendo que cada grupo a interpreta de sua maneira. Esses grupos aproximam-se também por não utilizarem a norma culta e sim a norma popular ao se comunicarem, sendo que a linguagem utilizada possui as especificidades próprias a cada grupo.



RESPOSTA DA PROFESSORA: CARÍSSMA ALUNA SUAS RESPOSTAS ESTÃO NO CAMINHO CERTO. MAS QUERIA QUE VOCÊ OBSERVASSE A PRIMEIRA QUESTÃO, ESPECIALMENTE O 2º QUADRO, PARA IDENTIFICAR QUE GRUPO SOCIAL ALI É REPRESENTADO.
NA SEGUNDA PERGUNTA VOCÊ RESPONDEU O TIPO DE LINGUAGEM (INFORMAL) FALADA POR ESSES GRUPOS, QUE ESTÁ CORRETO, MAS FALTA IDENTIFICAR QUE TIPO DE VARIAÇÃO É USADA POR ELES.

AGUARDO RESPOSTA. ATENCIOSAMENTE, FABIANA GALINDO.[/b][/b]

Ana Sousa

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Mensagem  Maria de Nazaré Miranda em Sab Dez 04, 2010 12:24 am

1) Considerando as imagens apresentadas nos quadrinhos percebe-se três tipos de classes sociais, alta, média e baixa. no primeiro quadrinho a personagem demonstra um nível mais elavado. no segundo quadrinho os personagens demonstram um grupo com caracteristicas carentes. enquanto que no 3° quadrinho os personagens demonstram caracteriscas razoaveis.2) De acordo com a observação e analisando cada grupo pode-se afirmar que o tipo de variabilidade linguistica utilizada pelo grupo é a distráticas, visto que esta variação ocorre no momento que os personagens dialogam assim como as imagens que apresentam caracteristicas diferenciadas, ou seja cada grupo tem sua propria cultura que ifluencia na maneira de apreciar uma "máquina sonora" e que se manisfesta por meio da linguagem por eles utilizada
3) Mediante cada quadrinho, várias palavras fogem do padrão culto e formal da lingua tais como. mesu, manos, manas, peraí e pitanga, assim como as expressões de curtição, prazer e surpresas que são demonstradas nas imagens totalmente diferenciadas. isso acontece porque sabemos que não existe uma linguagem pura , ou seja a linguagem é heterogenea.
4) Pode-se observar que cada grupo apresenta uma caracteristica diferente. no primeiro quadrinho a personagem é uma jovem que está curtindo sozinha uma música relaxadamente. a personagem demonstra expressão prazerosa. no segundo quadrinho os personagens apresentam caracteristicas mais conservadas, as imagens demonstram um grupo de pessoas curtindo uma música de acordo com a sua cultura. no terceito quadrinho as caracteristicas apresentadas referem-se a dois adolescentes esqueitistas que ao passarem em um determinado local escutam uma música que chama atenção de um dos adolescentes que para para curtir a música
5)A pesar das imagens dos quadrinhos ser diferentes exite um ponto em comum que aproxima os três grupos: a máquina musical que satisfaz cada classe social independente do nível sócio cultural de cada um.


RESPOSTA DA PROFESSORA: CARÍSSMA ALUNA, VOCÊ ATINGIU A PONTUAÇÃO DE (2,0)PTS.
A QUESTÃO 1 (3º QUADRO) A RESPOSTA ESTÁ SEM SENTIDO E A QUESTÃO 4 (2º QUADRO) A RESPOSTA ESTÁ INCOMPLETA.
OBSERVAÇÃO CONSTRUTIVA: ESTAMOS NUM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, POR ISSO FIQUE ATENTA QUANDO FOR ESCREVER. NOTA-SE ALGUNS ERROS GRAMATICAIS NO SEU TEXTO: INICIAR ORAÇÕES COM LETRA MINÚSCULA; CONCORDÂNCIA VERBAL; PONTUAÇÃO. MAS NÃO DESANIME, VALEU O ESFORÇO! ACONSELHO BOAS LEITURAS, POIS QUEM LER ESCREVE MELHOR; E QUANDO TIVER DÚVIDAS CONSULTE A GRAMÁTICA E O DICIONÁRIO.


ATENCIOSAMENTE, FABIANA GALINDO.


Última edição por Maria de Nazaré Miranda em Dom Dez 12, 2010 12:23 am, editado 2 vez(es)

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Mensagem  Fernanda Lima em Sab Dez 04, 2010 9:52 am

Sabe-se que para que ocorra a interação verbal, o falante utiliza a variedades lingüística relativa a sua região de origem, classe social, idade, escolaridade, sexo etc, dependendo também da situação em que se encontra, isto é, o ser humano aprende a variedade a que é exposto.
Na tirinha pode-se notar falares específicos que demonstram, a que grupo social pertencem cada um. No primeiro quadrinho ao ser utilizada a palavra animal pode-se notar que se trata de um falar típico de roqueiro (gíria urbana). Já no segundo quadrinho pode-se notar a variante de um grupo social menos favorecido que não tiveram a oportunidade de estudar. Tem-se também o terceiro quadrinho que apresenta um grupo social de jovens que usam uma linguagem característica da idade deles e do grupo a que pertencem (esqueitistas).
Observa-se também que os três grupos sociais usam o mesmo tipo de variação lingüística que é a diastratica – variação que ocorre em vários grupos da sociedade, pois tem-se uma língua diversificada, típica de cada grupo social.
Encontra-se palavras e expressões como: essa banda é animal, minas, manos, perai, através dessas palavras conclui-se que os grupos mostrados nos quadrinhos apresentam uma característica em comum que é o uso da norma popular pois todos se utilizam das variedades lingüísticas não aceita pela gramática normativa.
Pode-se observar uma aproximação entre eles no gosto pelo mesmo tipo de musica e a forma informal de falar, pois como já foi observado os mesmos se expressam a respeito da musica de modo mais espontâneo e menos controlado sem se preocupar com a gramática formal.


RESPOSTA DA PROFESSORA: PREZZADA FERNANDA,
PARABÉNS! VOCÊ ACERTOU DE FORMA SINGULAR TODAS AS QUESTÕES, ATINGINDO A NOTA MÁXIMA DO FÓRUM QUE É 3,0. SUCESSO TAMBÉM NAS OUTRAS DISCIPLINAS. ATENCIOSAMENTE, FABIANA GALINDO.
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Fernanda Lima

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ENTREGAR TRABALHO URGENTE.

Mensagem  Prof. Fabiana Galindo em Qua Dez 08, 2010 10:04 pm

CARÍSSIMOS ALUNOS,

O PRAZO PARA ENTREGAR O TRABALHO ESTÁ TERMINANDO (12/12), POR ISSO, ENVIEM LOGO O TARABALHO PARA NÃO FICAR SEN NOTA.

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Mensagem  Hilma Lúcia Costa da Silv em Qui Dez 09, 2010 4:47 am

A interação verbal ocorre quando o falante utiliza as variedades linguísticas relativas à sua região de origem, classe social, idade e escolaridade dependendo da situação em que se encontra.

No texto da tirinha identifica-se uma variedade linguística diversificada. No primeiro grupo nota-se uma linguagem utilizada por roqueiro, no segundo grupo uma linguagem utilizada por pessoas de classe marginalizada (menos culta), no terceiro grupo observa-se uma linguagem usada por jovens skatistas.

Observa-se que os três grupos sociais usam a variação linguística diastrática, esta ocorre em vários grupos da sociedade. Por tratar-se de gírias enquadra-se no nível relaxado da linguagem no qual há desvios da linguagem padrão.

As palavras e expressões que fogem ao padrão culto e formal da língua encontradas são: meu, banda animal, manas legal, manos, vamos nessa e perai, através dessas palavras os personagens dos quadrinhos apresentam uma característica em comum que é o uso popular da língua não aceita pela gramática normativa.

O que aproxima esses grupos apesar das diferenças entre eles é o gosto pelo mesmo estilo musical e a forma informal de falar, os mesmos se expressam a respeito da musica de modo espontâneo sem se preocupar com a gramática formal.


RESPOSTA DA PROFESSORA: PARABÉS HILMA! VOCÊ ACERTOU TODAS AS QUESTÕES E CONSEGUIU A NOTA MÁXIMA DO FÓRUM: 3,0. SUCESSO NAS OUTRAS DISCIPLNAS.
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ENTREGAR TRABALHO URGENTE.

Mensagem  Prof. Fabiana Galindo em Qui Dez 09, 2010 6:39 am

CARÍSSIMOS ALUNOS,

MAIS UMA VEZ REPITO QUE O PRAZO PARA ENTREGAR O TRABALHO ESTÁ TERMINANDO (12/12), POR ISSO, ENVIEM LOGO O TARABALHO PARA NÃO FICAR SEM NOTA.

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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  Silvio Santiago em Sex Dez 10, 2010 2:18 pm

A busca pela compreensão e entendimento ao estudo da linguagem nos deparamos com umas variações e maneiras de estudos decorrentes ao comportamento humano. Segundo a lingüista Mattoso Camara Jr (1990) a linguagem é algo trivial em nossa vida social. Os homens falam tão natural e espontaneamente como caminham. Todavia, sabemos que a linguagem é um fenômeno não biológico como o caminhar, mais uma criação social baseada na capacidade biológica no qual o falar se torna tão mecânico na vida social.
Ao se discutir a questão da variação lingüística como instrumento de estudo sociolinístico com os falantes presentes nas tirinhas da atividade proposta, percebemos variações lingüísticas que fogem as regras da norma culta, no entanto estão dentro do “padrão” estabelecido pelo grupo ao qual esses falantes fazem parte. Dessa forma, é possível para eles falar e ouvir ao outro com plena possibilidade de comunicação entre os membros a partir de um novo falar e sua socialização junto ao meio social e cultural ao qual fazem parte.
Sendo assim, no primeiro quadrinho, obervando as caracterísicas fisicas e o tipo de linguagem utilizada percebemos que trata-se de uma pessoa que “curte” roque. Já o segundo quadrinho, trata-se de pessoas que também não utilizam as norma culta e demonstram ser de classes desfavorecidas. Ao meu ver, é um grupo de mendingos. No último quadrinho percebemos a presença de um grupo de adolescentes esqueitistas.
Ao analisar os discursos linguisticos presentes nos quadrinhos, que caracterizam as falas de cada um, percemos que todos os falantes usam uma linguagem informal a medida que se apropriam da variação linguistica diastrática. As [u]linguagens[/u] por eles utilizadas fogem as regras gramaticais regidas pelas relações de poder que emergem por meio da lingua padrão, sendo no entanto, suas linguagens fruto dos grupos sociais aos quais pertecem. E, percebe-se que todos os personagem usam uma linguagem que foge à regra da lingua padrão.
Dessa forma quando os personagem utilizam as espressoes: ...Aninal, meu, são minas, até parecem manos, vamos nessa pitanga, perai; percebe-se claramente palavras que fogem a norma padrão e formal da lingua, assim como percebe-se também que todos os grupos representados primam pelo mesmo tipo de música, até porque a música por eles ouvida reflete um tipo de comunicação por eles compreendidas haja vista que a música se manisfesta por meio de uma linguagem informal assim como a linguagem por eles utilizada.


RESPOSTA DA PROFESSORA: PARABÉNS SILVIO! VOCÊ ACERTOU TODAS AS QUESTÕES E CONSEGUIU A NOTA MÁXIMA DO FÓRUM: 3,0. SUCESSO NAS OUTRAS DISCIPLNAS.
OBSERVAÇÃO CONSTRUTIVA: A 1ª LINHA DO SEU TEXTO ESTÁ MEIO CONFUSA; NA 4ª E 5ª LINHA HÁ UMA CONTRADIÇÃO SOBRE O QUE FOI DITO ANTERIORMENTE; REPETIÇÃO DE PALAVRAS NUM MESMO PARÁGRAFO; PONTUAÇÃO. MAS NÃO SE PREOCUPE, VALEU O ESFORÇO! SÓ FIQUE ATENTO QUANDO FOR ESCREVER.

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Máquina City

Mensagem  Piedade Sampaio em Sex Dez 10, 2010 6:16 pm

Máquina CITY




A sociedade a todo, momento constrói e reconstrói a sua história, vivemos em grupos sociais que difere uns dos outros. Cada grupo como mostra na primeira imagem o consumo de fatos que estão em evidencias como a moda, a música eletrônica, o universo de computadores e celulares de ultima geração. E os grupos sociais como demonstra a segunda imagem são marcadas e sofrem pela falta de privacidade onde o consumismo impera e lidera nos acontecimentos marcantes da época. Assim como os costumes, o uso de variações lingüísticas de uso de uma linguagem normal verbal e não verbal que está nas características desses grupos que tem um universo de palavras usadas no cotidiano como as gírias.

Mostra-se um contexto normal simples, porém comunicativo, participativo, informativo. Apesar das diferenças a aproximações se da por meios da cultura e eles interagem uns com os outros.

Piedade Sampaio

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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  Carla Costa em Dom Dez 12, 2010 12:43 am




Questões sobre o quadrinho

1- No primeiro quadrinho aparece uma linguagem característica de um grupo social privilegiado, de classe alta. No segundo, é um grupo menos favorecidos economicamente, classe baixa. Já o terceiro é um grupo de classe média. Apesar disso, os três usam gírias de seus grupos.
2- Na charge aparecem variações diastráticas de classes econômicas e também de tribos urbanas diferentes, que usam gírias e expressões típicas de seu grupo, que não se adequam padrão culto da língua.
3- Mesu, animal, manas, manos e pitanga, são palavras que fogem ao padrão culto e formal da língua.
4- No primeiro quadrinho a classe parece ser de elite, com roupas de marca, equipamentos modernos e móveis confortáveis. No segundo, parece se tratar de uma classe mais desfavorecida que a primeira, com roupas simples e desgastadas, pessoas com expressão facial de cansaço pelo trabalho. No terceiro parece ser um grupo de isqueitistas vestidos de classe média com roupas típicas desse grupo, e perambulando as ruas, fazendo suas manobras.
5- O que aproxima os grupos é o gosto pela música roque e o uso de expressões e gírias que diferem do padrão culto da língua.

RESPOSTA DA PROFESSORA: SUAS RESPOSTAS ESTÃO ÓTIMAS. MAS VOCÊ RESPONDEU QUE NO 1º QUADRINHO (1ª QUESTÃO) A FALA DESSE GRUPO ERA "DE UMA CLASSE PRIVILEGIADA", SÓ QUE NÃO É. A FALA DELA É INFORMAL, OK? PERCEBI QUE VOCÊ CONCERTOU ESSA RESPOSTA NA 5ª QUESTÃO. PARABÉNS! VOCÊ ATINGIU A NOTA MÁXIMA DO FÓRUM, QUE SÃO 3,0 PONTOS.
O TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO SERÁ ACEITO ATÉ AMANHÃ (13/12).

ATENCIOSAMENTE, FABIANA GALINDO.

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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  José Carlos em Dom Dez 12, 2010 1:04 am

No primeiro quadro existe a manifestação de uma pessoa dominada pelas máquinas. Esta pessoa representa um grupo de pessoas espalhadas por este mundo afora. Neste quadro a maquina, embora programada e limitada pelo ser pensante, entretanto domina e escraviza o ser humano. O grupo social retratado neste quadro é de classe alta.
No segundo quadro há uma classe de pessoas discutindo o papel da máquina para a qualidade de vida das pessoas. Embora sendo a máquina uma nova invenção, porém o poder da comunicação e da socialização dos saberes determinam a importância das máquinas como ferramenta de trabalho para a qualidade de vida do ser pensante. Neste quadro o grupo social retratado é de classe pobre.
No terceiro quadro observa-se pessoas praticando um momento de lazer e integrando-se por meio do ritmo musical e valorizando a cultura regional, então a máquina serve como veículo de união e socialização para que se diminua as distancias e promova o respeito entre às diferenças sociais. Este grupo social representa a classe média.
O tipo de variedade lingüística utilizada por cada grupo social diastráticas porque trata de classes sociais diferentes.
As palavras utilizadas nos quadros que fogem ao padrão culto e formal da ligua são: “mano”, “pitanga”, “mesu. E as expressões são todas diferenciadas.
As características desses grupos difere na expressão representada em cada quadrinho: no primeiro apresenta uma pessoa em estado de êxtase porque está ouvindo uma música muito bonita ou significativa ; no segundo as pessoas em estado de espanto pela descoberta e socialização sobre a importância da música como fator integrante e instrumento que diminua as distâncias sociais; no terceiro quadro as pessoas descontraidamente mostram a familiaridade com a música e neste caso podem usá-la interativamente como instrumento significativo na formação cidadã das pessoas.
Em todos os quadros anteriores existe a música como elemento integrador e facilitador no processo de socialização e de respeito às culturas regionais. Logo o que aproximam esses grupos são as músicas transmitidas pelos aparelhos eletrônicos.
Existe diferentes grupos sociais com diferentes culturas utilizando linguagem em ambientes também diferentes.
As características dos grupos são variadas pois englobam faixas etárias diferentes , ambientes e classes sociais variadas.


RESPOSTA DA PROFESSORA: SUAS RESPOSTAS ESTÃO ÓTIMAS. MAS FALTA COMPLEMENTAR A 3ª QUESTÃO. A RESPOSTA PARA O FÓRUM E O TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO SERÁ ACEITO ATÉ AMANHÃ (13/12).

ATENCIOSAMENTE, FABIANA GALINDO.

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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  Marcia Souza em Dom Dez 12, 2010 4:15 pm

Ao observar os quadrinhos em questão é notório uma variedade lingüística, relacionado a determinada classe social, idade e também escolaridade, onde a mesma é utilizada.
No primeiro quadrinho nota-se que o personagem possui certa escolaridade, porém o mesmo faz uso de Gíria ao falar “essa banda é animal”. No segundo quadrinho é notória uma marginalidade nos personagens. No terceiro são jovens que também utilizam de Gírias, porém de acordo com sua faixa etária.
A variedade lingüística utilizada nos três quadrinhos é a diastrática, pois a mesma ocorre em vários grupos da sociedade, a linguagem utilizada é a gíria apresentada por diferentes grupos sociais.
As palavras que fogem ao padrão culto e formal da língua são: meu, banda, animal, manas, legal, manos, vamos nessa e peraí, sendo a mesma uma língua popular sem se preocupar com a norma gramatical.
Esses grupos apresentam características diferenciadas, porém o gosto musical e a forma de expressão (gíria) são bastante semelhantes.

RESPOSTA DA PROFESSORA: SUAS RESPOSTAS ESTÃO ÓTIMAS. PARABÉNS! VOCÊ ATINGIU A NOTA MÁXIMA DO FÓRUM, QUE SÃO 3,0 PONTOS.
O TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO SERÁ ACEITO ATÉ AMANHÃ (13/12).
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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  Rosangela Rocha em Seg Dez 13, 2010 2:00 am

1) Primeiro quadrinho um pessoa jovem que aparenta ter boas condições. Quadrinho 2 apresenta pessoas com baixas condições. Quadrinho 3 apresenta pessoas de classe média.
2) Não utilizam o norma culta e sim a informal, utilizando-se da variação linguistica diastrática
3) As palavras que fogem ao padrão culto e formal da lingua são: meu, mano, animal, Pitanga, minas legais, perai.
4) O que aproxima os grupos é a utilização de uma linguagem informal assim como o gosto pelo mesmo tipo de música


RESPOSTA DA PROFESSORA: SUAS RESPOSTAS ESTÃO ÓTIMAS. MAS VOCÊ ESQUECEU DE RESPONDER A 4ª QUESTÃO, QUE SÃO AS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS.
VOCÊ TROCOU A 5ª PELA 4ª QUESTÃO.
A RESPOSTA DO FÓRUM E O TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO SERÁ ACEITO ATÉ AMANHÃ (13/12).


ATENCIOSAMENTE, FABIANA GALINDO

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RESPOSTA DAS QUESTÕES

Mensagem  Pâmela Matos em Seg Dez 13, 2010 4:21 am

Quando uma pessoa endereça a fala a alguém, leva-se em consideração não só o contexto a fim de adequar o registro da língua, o tipo de postura, de vestimenta etc; como também as características do interlocutor para preservar a face de ambos implicados numa dada interação. O princípio da preservação de faces é fundamental para mostrar como ele determina na língua fatos estruturais e formas conversacionais. Cada povo com sua língua materna possui regras culturais que estabelecem como cada indivíduo deve se conduzir em virtude de estar num agrupamento, ou seja, no convívio social.
Nesse caso, é possível identificar que no primeiro quadrinho é utilizado a linguagem de uma garota que curte rock,e no segundo quadrinho já é representado por uma linguagem “não culta” devido ao uso dos vocabulários “MINAS E MANOS” e no terceiro quadrinho mostra a fala de jovens de seu grupo, mais formalizado, porém como os 2 quadrinhos, este também utiliza girias, o que dá diferença a suas linguagens é a cultura,seus valores e classe social.
2ºQUESTÃO: Variação diastráticas.
3ºQUESTÃO: Banda animal,Mesu,mano, manas, minas, perai.
4ºQUESTÃO: O primeiro quadrinho apresenta uma moça bem privilegiada e roqueira, o segundo , grupo de homens aparentemente “marginais” , e já no terceiro é um grupo de adolescentes esqueitistas.
5ºQUESTÃO: é as girias, pois está envolvida na linguagem que cada grupo utiliza, independente de classe, cultura, cor, etnia etc..
santa FELIZ NATAL PROFESSORA E PRA TODA A NOSSA FAMILIA DA PÓS-GRADUAÇÃO! BJSSS PÂMELA MATOS

RESPOSTA DA PROFESSORA: SUAS RESPOSTAS ESTÃO ÓTIMAS. MAS VOCÊ RESPONDEU QUE NO 3º QUADRINHO (1ª QUESTÃO) A FALA DESSE GRUPO ERA "MAIS FORMALIZADO", SÓ QUE NÃO É. A FALA DELES É INFORMAL, OK? A 5ª QUESTÃO ESTÁ CORRETA, MAS OUTRA COISA APROXIMA ESSE GRUPO. OLHA OS QUADRINHOS NOVAMENTE E DEPOIS ENVIA A RESPOSTA. A RESPOSTA DO FÓRUM E O TRABALHO ESCRITO DO SEMINÁRIO SERÁ ACEITO ATÉ AMANHÃ (13/12).
FELIZ NATAL E ANO NOVO PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA. BJS!

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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  Fernando Negrão em Seg Dez 13, 2010 8:51 pm

1) quadrinho 1 - uma roqueira. parece de classe alta.
Quadrinho 2 - um grupo de pessoas adultas e pobres.
Quadrinho 3 - um grupo de adolescentes de classe média.
2) Utilizam a linguagem informal e, a variação linguistica utilizada é a diastrática
3) As palavras que fogem ao padrão culto e formal da lingua são: animal, meu, mano, minas legais, Pitanga, perai.
4) Todos os grupos usam a variação linguistica diastrática e também o mesmo gosto pela máquina musical.


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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

Mensagem  Aline Pantoja em Ter Dez 14, 2010 2:41 am

No quadrinho 1 é retratado o grupo social funck, no 2 é representado pelo grupo social dos rapers e no 3 encontramos o grupo social dos skatistas.
Os três grupos utilizam a variação diastráticas pois verificamos expressões que identificam cada grupo.
As palavras e expressões que fogem ao padrão culto e formal da língua são: meu, animal, menas, manos, peraí.
cada grupo possui características diversas, a funckeira utiliza pouca roupa (minisaia, top, short), óculos e acessórios para torná - la sensual, a dança geralmente é sensual com rebolados e movimentos corporais. Os rapers tem preferencia por calças largas e camisas com capuz, o som apresenta frote batida e tem teor de denuncia social, Já os skatistas utilizam bermudão e camisas largas, bonés ou toucas na cabeça, não se dedicam a dança ou a música e sim realizar manobras com skate.
O que aproxima os grupos apesar da diferença é a cultural pois todos apresentam tendencia grupal, as roupas e acessórios usados são pouco convencionais, o gosto por esportes e atividades que utilizam fortes movimentos corporais, o estilo musical que apresenta batidas fortes e letras com teor de denuncia, protesto ou crítica social, a origem de cada grupo que geralmente são encontrados nas perifierias das grandes cidades e a linguagemutilizadas pelos mesmos que é a língua popular ou as gírias.

santa Feliz Natal e um Próspero Ano Novo Very Happy
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resposta da 5º questão

Mensagem  Pâmela Matos em Qua Dez 15, 2010 10:51 pm

É o gosto musical que também aproxima o grupo.

Quanto ao nosso trabalho do seminário, está com a rita professora, nao copiei, ela guardou.

DESCULPE SÓ AGORA QUE VI SUAS RECOMENDAÇÕES, POR ISSO DEMOREI RESPONDER, BJs


RESPOSTA DA PROFESSORA: PARABÉNS PAMELA! VOCÊ ATINGIU A NOTA MÁXIMA DO FÓRUM: 3,0 (PONTOS).
CONTINUE ASSIM E VOCÊ TERÁ MUITO SUCESSO. FELIZ NATAL E MUITA PAZ.
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Re: Fórum da Disciplina Sociolinguística e Diversidade Cultural - Profa. Fabiana Galindo

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